Luto e estados de depressão
Existe uma associação entre estados de luto e estados de depressão. Nem todo luto coincide com a depressão, mas os estados de depressão manifestos implicam em luto, do ponto de vista psicodinâmico.
Para além das manifestações observáveis das alterações ou mudanças do humor, os estados de depressão, podem ser considerados como reações, respostas subjetivas aos múltiplos contextos de vida, aos quais o ser humano encontra-se submetido, estando impotente, incapacitado, impossibilitado de responder de outra forma. Muitas vezes isso diz de impossibilidade ou dificuldades para elaboração de perdas, portanto, um trabalho de luto.
As alterações do humor como os estados de depressão, geralmente são respostas a situações de estresse, crise psicossocial ou vivência de perdas, decorrente de evento significativo.
Romano (2001), aponta que devido as múltiplas formas de manifestações da depressão, propõe a terminologia “reação depressiva vivencial”.
Assim os estados de depressão, são considerados reações, portanto algo que diz da subjetividade e decorrente de vivencia de perdas e estado de luto.