Por que acolhimento ao luto?

Por que acolhimento ao luto?

O enfoque no trabalho de acolhimento ao luto, e resultado da prática clínica da oferta de escuta a pacientes internados no hospital geral.
Ao querer saber sobre os motivos que levaram alguém a estar no hospital em determinado momento do curso de sua história de vida, obtivemos como respostas que quase todos estiveram expostos a um ou mais eventos significativos como: morte de familiar ou pessoa próxima, doença na família, saída de filhos de casa, mudança de trabalho e / ou de cidade, outros.
Eventos estes ocorridos há muitos anos, de 2 a 10 ou mais, que ainda eram muito atuais na realidade psíquica destas pessoas. Muito atuais no sentido de terem causado uma ruptura no curso de suas vidas.
Neste contexto emergem as manifestaçoes de doenças, frente as dificuldades de adaptacao a nova condicao de vida. Uma destas dificuldades e para elaborar a perda(s), portanto um luto.
Lembrando que a definicao de estresse e “sindrome geral de adaptacao”, o luto inerente a vivência de perdas, pode ser equiparado a situação de estresse, sendo necessário a adaptação a uma nova condição de vida.
Assim, a dificuldade para elaboração de perdas, para a realização do luto, e frequente, e pode ser considerado um aspecto psicológico predisponente ao adoecer.
Acolher o luto, como apoio ao trabalho psíquico de elaboração de perda, pode ter por finalidade a promoção de saúde, tanto do ponto de vista psiquico como orgânico.