Mais um ano se foi deixando marcas de diversos momentos, alegres, tristes, preocupantes, agradáveis, alguns sucessos e fracassos. Isso é vida, é movimento. Alguns ganhos e algumas perdas. Destas destaco a morte da colega Marilza. Mesmo distantes ha algum tempo, nao posso esquecer sua amizade e parceria no periodo que esteve no Servico de Psicologia do HC/UFPR. Morte repentina que faz lembrar a fragilidade da vida do ser humano.
No âmbito da politica deste pais, so decepcão e surpresa com a cara de pau de
governantes corruptos que continuam governando em causa propria, ainda com esperancas de se elegerem pelo voto popular. Enquanto isso caos total no pais. Pessoas doentes permanecem dias em macas de hospitais precários, algumas morrem antes de serem atendidas, frente a inexistência de serviços de emergência eficazes. Verbas de merendas escolares e outras destinadas a educacão de crianças, desviadas, diga-se roubadas. Malas de dinheiro armazenadas em aptos, altas taxas de impostos, sombras de discursos da recuperacão da economia em passos aquém das tartarugas. Crianças morrendo em suas casas vitimas de balas perdidas. Que pais e esse? Cade a cidadania? Sera possivel falar em cidadania brasileira? O povo cada vez mais expropriado de seus direitos. Sera a volta da escravidao para servir aos criminosos demagogos de colarinho branco? Chega de mentiras. Banqueiros tendo suas dívidas com a previdência anistiadas. Ações ganhas de servidores públicos ja idosos de diversas instâncias não pagas. Aumentos exorbitantes dos planos de saúde de idosos onde os profissionais sequer sao bem remunerados. As aposentadorias sequer suficientes para cuidar da saúde e o mínimo de qualidade de vida, para aqueles que nao sao considerados miseraveis. E o governo negociando nosso dinheiro p reforma de previdência, sem rever um tostão dos seus gastos e mordomias. Estão certos de que pertencem a uma casta especial de seres humanos, se e que esses politiqueiros podem ser assim nominados. Sim casta especial de bandidos. E apesar disso tudo a vida continua …. e cada um tem a respondabilidade de conduzir sua vida, cada vez mais privada de bens materiais, direitos humanos e de cidadania, e, de cuidar da sua saude e ser feliz. Nao se trata de um luto, mas antes de indignação frente estes eventos. Luto, pode ser da ordem de um ideal, pela decepção com o sistema politico instituído nesse país e a falta de respeito pelo direito a cidadania do povo brasileiro.
Venha 2018, que haja continuidade na luta contra a corrupcao, que possamos eleger candidatos verdadeiramente honestos e nao aqueles tidos como menos piores. Que tenhamos saude e tolerancia para com as injusticas sociais e, mesmo assim, ainda ter motivacao para persistir na realizacao de sonhos nos ambitos afetivos, familiar, amizades e vida produtiva. Que possamos preservar nossa capacidade de amar e trabalhar ….. “Apesar de voces, que o amanha de fato seja um novo dia”.
1 Comment
Valeria
Ótimo artigo
Comments are closed.